Ester era uma bela órfã judia, que viveu na Pérsia durante a época histórica em que o seu povo estava emigrando saindo do exílio babilônico. Foi educada por seu tio Mardoqueu ou Mordecai, durante o cativeiro de Judá, foi prudente em seus atos para cumprir o propósito de Deus em sua vida! Por causa da sua beleza Ester achou graça diante do rei Assuero, que a favoreceu, escolhendo-a para ser a sua rainha.
SUAS CARACTERÍSTICAS:
TEMENTE E OBEDIENTE: Pois demonstrava isso através do respeito que tinha para com Mordecai, seu tio. Por causa da sua obediência e submissão tornou-se rainha, e mesmo depois disso, não se opôs a obedecer suas instruções. Ela não desprezou seus conselhos, manifestando um espírito de mansidão e submissão o tempo todo. Ester não havia ainda declarado a sua linhagem e o seu povo, como seu tio lhe ordenara (Ester 2.20);
SÁBIA E INTELIGENTE: Antes de denunciar a Hamã (homem que pretendia enforcar seu tio), ela ofereceu não um, mais dois banquetes ao rei para finalmente lhe contar sua história. Ela agiu com sabedoria para conseguir o que queria. Usou suas palavras sabiamente, para falar com o rei, falou humildemente, pois sabia onde queria chegar, e fez seu melhor, para que tudo saísse como ela esperava. Todo seu passo foi planejado e medido;
NÃO SE DEIXOU CORROMPER: Ela não teve ostentação aos bens, apesar de que o rei poderia e estava disposto a dar-lhe o quisesse, mas ela só queria o livramento do seu povo. Seu coração se manteve limpo, e ela não mudou seu foco por causa das riquezas que passou a ter quando se tornou rainha. Deus sempre faz infinitamente mais do que tudo o que pedimos e pensamos.
HUMILDADE: A posição de rainha não tornou Ester soberba e arrogante, ela não deixou de ser quem era, apesar de sua posição continuou a ser uma moça simples e de caráter. Não se envaideceu por sua nova condição social e do poder que recebeu, quando se tornou rainha. Ela demonstrou humildade quando apresentou seu pedido ao rei, não fazendo qualquer exigência. Fez um pedido simples e humilde em favor do seu povo.
CORAJOSA E OUSADA: Ela estava disposta a abandonar sua posição e até a sua vida afim de salvar o seu povo. Teve coragem de falar quando chegou o momento certo. Ela não se intimidou ou teve medo, pois estava preparada para cumprir o propósito de Deus na sua vida. Ela fez a sua parte, crendo que Deus faria a dele.
CONCLUSÃO:
Deus não nos colocará em uma determinada posição se não estivermos prontos para estar ali, se não tivermos humildade suficiente, capacitação e um coração obediente. Ele não deseja nos envergonhar, por isso não nos colocará onde não estamos prontos para estar. Mas onde Ele nos colocar, deveremos dar o nosso melhor, para que Deus cumpra seus propósitos.
LIÇÕES DA VIDA DE ESTER:
• Seja sábio para falar a coisa certa, na hora certa e da maneira certa;
• Tenha na devoção a Deus a sua fonte de vida;
• Diante de uma decisão séria e arriscada busque a Deus com todas as suas forças;
• Trabalhe como se tudo dependesse de você e ore por que tudo depende de Deus;
• Tenha como sua motivação o bem comum a todos;
• Preocupe-se e corra riscos se necessário por quem você ama;
• Se disponha a sair da zona de conforto;
• Não mudou seu coração por causa da sua posição e privilégios.
A atitude que Ester teve em entregar sua própria vida para salvar seu povo, Jesus fez por nós em morrer na cruz do calvário.
ResponderExcluirEsse é um dos principais motivos do Livro de Ester fazer parte do Canon Sagrado, a pesar de toda a polêmica durante séculos em canonizar ou não o Livro. Graças a Deus hoje faz parte dos 66 livros da Bíblia, com uma história recheadas de lições de vida.
Gostaria de ter um filho chamado Mordekai.
O livro de Ester é pequeno comparado a outros, porém nos traz lições fantásticas para nossas vidas! Deus sabe o que faz sempre, está tudo no seu controle :-D
ResponderExcluir