Tudo que vem do alto para edificar a sua vida!!! Filipenses 4:8 - Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor nisso pensai.
sábado, 24 de dezembro de 2011
sexta-feira, 7 de outubro de 2011
A Ovelha Perdida - Párabolas de Jesus
“Porque o Filho do homem veio salvar o que se havia perdido”.
Que vos parece? Se alguém tiver cem ovelhas, e uma delas se extraviar, não deixará as noventa e nove nos montes para ir buscar a que se extraviou? E, se acontecer achá-la, em verdade vos digo que maior prazer tem por esta do que pelas noventa e nove que não se extraviaram. Assim também não é da vontade de vosso Pai que está nos céus, que venha a perecer um só destes pequeninos.”Mateus 18.11-14
Você já deve ter ouvido falar “Fulano de tal é a ovelha negra da nossa família.” Essa declaração, se trata de um pensamento discriminatório e acima de tudo inconcebível, quando projetado numa visão espiritual do propósito de Deus para a vida do ser humano.
A conhecida parábola da “Ovelha Perdida”, contada pelo próprio Jesus Cristo, ilustra bem o seu grande amor, como o “Pastor Amado”. As parábolas eram ilustrações que Cristo contava para enfocar verdades espirituais, e nesta parábola a ênfase se concentra na persistência e no interesse de Deus, buscando o homem, até encontrá-lo e salvá-lo completamente.
Jesus, como o “Bom Pastor”, demonstra o seu amor buscando o ser humano, por mais perdido que possa parecer a sua situação. Ainda que ninguém mais acredite na sua recuperação, o Senhor Jesus, “…vai à procura da ovelha perdida até achá-la.”
Ele, como “Bom Pastor”, veio exatamente para “buscar o que se havia perdido”, e como nos declara a Bíblia, “…quando encontra a ovelha perdida, fica muito contente e volta com ela nos ombros.” Ele já pagou o preço do resgate!
Ele, como “Bom Pastor”, veio exatamente para “buscar o que se havia perdido”, e como nos declara a Bíblia, “…quando encontra a ovelha perdida, fica muito contente e volta com ela nos ombros.” Ele já pagou o preço do resgate!
Nenhum ser humano é de tal maneira uma “Ovelha negra ou perdida”, que não possa ser salva pelo “Bom Pastor”. Ele se entristece quando vê uma das suas ovelhas distante, mesmo que ainda tenha em seu rebanho outras novente e nove ovelhas. A recíproca desta sentença, também é verdadeira, pois “…assim há mais alegria no céu por um pecador que se arrepende dos seus pecados do que por noventa e nove pessoas boas que não precisam se arrepender.”
Numa linguagem “pastoril”, esta parábola ilustra que todos, como “ovelhas”, necessitamos de um reencontro com o Pai, e isso é possível por meio de Jesus Cristo, o “Bom Pastor” que nos conduz alegremente de volta ao seu “rebanho”, que é a família de Deus!
quinta-feira, 15 de setembro de 2011
A Rede - Parábolas de Jesus
“Igualmente, o reino dos céus é semelhante a uma rede lançada ao mar, e que apanhou toda espécie de peixes. E, quando cheia, puxaram-na para a praia; e, sentando-se, puseram os bons em cestos; os ruins, porém, lançaram fora. Assim será no fim do mundo: sairão os anjos, e separarão os maus dentre os justos,e lançá-los-ão na fornalha de fogo; ali haverá choro e ranger de dentes.” Mateus 13.47-50
Essa parábola nos faz refletir o quanto ainda temos de fazer em favor do reino de Deus aqui nesse mundo. Lançamos a rede, no caso a palavra de Deus, e quem a aceita em seu coração ou vindo à voz do Senhor, o aceitando como seu único e suficiente Salvador, este estará com Ele nos céus.
Estar no centro da vontade de Deus, fazer a sua obra e guardar seus mandamentos é estar em conformidade para estarmos aptos a irmos para a eternidade com Jesus Cristo. Mas isso é um processo diário que devemos ser e refletir o caráter de Cristo seremos semelhantes a Ele. Sei que às vezes é muito difícil seguir esse caminho no qual a própria palavra diz que é “estreito” porque vamos sempre contra o que este mundo e seu sistema impõem: tudo que é contrário à palavra de Deus.
Que possamos estar atentos todos os dias a voz de Deus, que possamos ter sempre sede da boa palavra ministrada por um servo de Deus, que seu Espírito Santo esteja sempre presente em nossas vidas e que possamos fazer sempre a vontade de Deus. A realidade está aí e temos de enfrentá-la e buscar sempre fazer o melhor em tudo para Deus mesmo apesar dos nossos erros e nossas falhas.
Lembrem-se, somos os que são colocados nos cestos, não somos os que serão lançados na fornalha porque somos o melhor de Deus porque fomos criados por Deus, fomos remidos na cruz do calvário pelo sangue de Jesus Cristo, temos a certeza da salvação porque cremos no sacrifício feito por Cristo na cruz do calvário. Somos todos uns família em Cristo.
sexta-feira, 9 de setembro de 2011
A Pérola - Párabolas de Jesus
“Outrossim, o reino dos céus é semelhante a um negociante que buscava boas pérolas; e encontrando uma pérola de grande valor, foi, vendeu tudo quanto tinha, e a comprou.”
Mateus 13:45-46
Mateus 13:45-46
Jesus conta a parábola da pérola de grande preço. Ali, ele descreve um homem que procura desesperadamente. O que ele procura? Uma pérola. Mas, não era qualquer pérola, era uma pérola de valor inestimável, uma pérola que não tinha preço de tão preciosa, não havia prata ou ouro suficientes para bancar o seu valor.
Nesta parábola, Jesus está falando de Si mesmo, Ele é esta pérola de grande preço. O homem que procura a pérola diz respeito a todos nós que buscamos ao Senhor de todo o coração. Mas, o que Jesus está querendo nos dizer realmente? Na verdade, Ele está Se revelando a nós como um tesouro acima de qualquer outro, Ele está nos dizendo que Ele é
a maior riqueza que podemos ter e está nos convidando a agir como aquele homem, ou seja, buscá-lo de todo o coração.
a maior riqueza que podemos ter e está nos convidando a agir como aquele homem, ou seja, buscá-lo de todo o coração.
Jesus é caríssimo, Seu valor é incalculável!
Aquele homem, na parábola, deu tudo o que possuía para obter a pérola. Faça de Jesus a maior riqueza da sua vida, não o divida com outras coisas. Entenda que Cristo é o seu Tesouro, a sua Pérola! Então, não coloque seu alvo apenas em algum projeto ou mesmo ministério, acima de tudo isto, deixe Jesus (Sua Pessoa) ser o seu maior alvo! Você só conseguirá satisfazer seu coração quando contemplar ao Rei, não se preocupe em agradar multidões, preocupe-se em alegrar o coração do Senhor. Muito acima de ter um lugar pra você em algum cargo ou função, Jesus te convida a um lugar especial: as suas recâmaras (Cantares 1). Jesus te convida a ser seu amigo íntimo!
Quando você tiver Jesus como o primeiro do seu coração, você verá o quanto seus projetos e ministério fluirão! A partir de hoje, você pode mudar o seu relacionamento com o Rei Jesus. Você pode atrair o coração dele. Como? Colocando-o acima de tudo na sua vida! Amando-o acima de tudo! Deus não abre mão da sua companhia. Deus te chama para ser como Maria (estar aos pés Dele), e não como Marta (atarefado com muitas atividades e perdendo o melhor - a companhia de Cristo).
Em breve, Jesus voltará! E Ele levará para si um povo que o conhece, um povo que ama a sua presença acima de todas as coisas! Um povo que ama o amor de Jesus mais do que qualquer outra alegria! ("Teu amor é melhor que o vinho!" - Cantares 1)
Querido irmão, mais do que simplesmente um cristão, você pode ser amigo de Jesus Cristo, você pode ser uma pessoa que O conhece profundamente! Jesus deseja isto! Ele ama você e quer que você O conheça! Não falo de um conhecimento intelectual, falo de um conhecimento pessoal, que te leva para um outro nível de intimidade com o Rei dos reis! Não se conforme com o que você já tem, busque a Cristo, não desista de conhecê-lo. Ele tem muito mais pra você!
Você pode buscar ao Senhor e ser achado por Ele! Corra para Jesus até encontrá-lo, deixe Jesus ser cada vez mais o Amado da sua alma. Tudo o que você realmente precisa está em Jesus!
terça-feira, 23 de agosto de 2011
O Tesouro Escondido - Párabolas de Jesus
“O reino dos céus é semelhante a um tesouro escondido no campo, que um homem, ao descobri-lo, esconde; então, movido de gozo, vai, vende tudo quanto tem, e compra aquele campo.”Mateus 13.44
Jesus Cristo disse que “O Reino dos céus é como um tesouro escondido num campo. Certo homem, tendo-o encontrado, escondeu-o de novo e, então, cheio de alegria, foi, vendeu tudo o que tinha e comprou aquele campo”. Através desta parábola, Jesus nos ensina que vale a pena abrir mão de tudo que temos pelo Reino de Deus.
Quando nos apegamos demais às nossas coisas (o carro, a casa, amigos, família, marido, emprego) elas tornam-se fonte de ansiedade, medo, competição e insatisfação. Ficamos tão preocupados em não perdermos o que temos que acabamos não aproveitando. Ficamos tão preocupados em conquistar aquilo que não temos que não aproveitamos aquilo que temos.
Nós temos tudo.
Nós temos tudo.
Comida, amigos, casa onde morar… Nada nos falta. Ainda assim nunca estamos satisfeitos. Não se preocupe o Pai não vai permitir que você passe necessidade. Em vez de responder “Sim, Senhor, obrigado pela sua provisão que nunca faltou à minha mesa”, eu geralmente respondo: “Ah Senhor, eu confio na sua provisão, mas bem que eu podia não estar usando o limite do banco né… bem que eu podia não ter essa barriguinha… bem que eu podia estar morando numa casa própria e maior”. Nós temos tudo, mas temos que aprender a viver como se nada fosse nosso.
Nós não temos nada.
Quando aprendemos que o Reino de Deus é mais importante que tudo o que temos, quando damos voluntariamente tudo que temos a Deus, então aprendemos que o Senhor é tudo de que precisamos, por isso, quando Ele é o nosso Pastor, nada nos falta. Precisamos aprender a viver não tendo nada, como se tudo fosse nosso.
Quando existe uma coisa da qual você não pode abrir mão, não é você que tem esta coisa, mas a coisa que tem você.
quinta-feira, 18 de agosto de 2011
O Fermento - Párabolas de Jesus
"Outra parábola lhes disse: O reino dos céus é semelhante ao fermento, que uma mulher toma e introduz em três medidas de farinha, até que tudo esteja elevado." Mateus 13:33.
É interessante a comparação de Jesus com o fermento, esta é a força para fazer crescer a massa da farinha que faz o pão. Um pouquinho de fermento dará muitos pães. O fermento, a que se referiu o Mestre nas parábolas, colocado, igualmente, em pequena porção na massa de farinha, faz que, depois de algum tempo, toda ela fique levedada, determinando-lhe o crescimento, sem que o pão se torne pesado, indigesto, e, portanto impróprio para o consumo, pelas fermentações e perigosos males que produziria no organismo. Deus na sua sabedoria nos faz pensar a respeito de tudo isso.
Levedar/Fermentar: Passou-se muito tempo sem que a ciência descobrisse a causa deste fenômeno, que ocorre devido aos fungos que se multiplicam rapidamente por simples divisão, penetrando na massa e produzindo nela uma decomposição química; forma-se, destarte, grande quantidade de ácido carbônico, que faz aumentar a massa até 03 vezes o volume (Massa não fermentada é indigesta).
Levedar/Fermentar: Passou-se muito tempo sem que a ciência descobrisse a causa deste fenômeno, que ocorre devido aos fungos que se multiplicam rapidamente por simples divisão, penetrando na massa e produzindo nela uma decomposição química; forma-se, destarte, grande quantidade de ácido carbônico, que faz aumentar a massa até 03 vezes o volume (Massa não fermentada é indigesta).
Isso quer dizer que devemos crescer, se somos apenas um no meio da multidão, podemos fazer diferença, mas podemos levar isso pro lado contrário também, dizendo que se causamos o mal, isso também atingiram outras pessoas, somos a imagem e semelhança do Pai e devemos ser testemunho vivo do seu amor, é como aquele versículo que diz assim: “Assim também a língua é um pequeno membro, e gloria-se de grandes coisas”. Vede quão grande bosque um pequeno fogo medirá.
A Língua também é um fogo, como o mundo de iniqüidade, a língua está posta entre nossos membros e contamina todo o corpo, e inflama o curso da natureza, e é inflamada pelo inferno. (...) De uma mesma boca procede benção e maldição." Como é forte esta palavra, por isso devemos nos vigiar a todo o momento , assim como podemos influciar pessoas, crescer ao lado delas, podemos também ser maldição e fazer com que o bolo não cresça. Você tem sido benção ou maldição?
domingo, 14 de agosto de 2011
O Grão de Mostarda - Párabolas de Jesus
Mateus 13.31,32
Propôs-lhes outra parábola, dizendo: O reino dos céus é semelhante a um grão de mostarda que um homem tomou, e semeou no seu campo; qual é realmente a menor de todas as sementes; mas, depois de ter crescido, é a maior das hortaliças, e faz-se árvore, de sorte que vêm as aves do céu, e se aninham nos seus ramos.
Primeiramente, a Parábola do Grão de Mostarda, apresenta-se muito reduzida no tamanho, contudo podemos retirar ensinamentos de grande relevância.
Nesta parábola, o Reino do Céu é comparado aos fenômenos do crescimento e da expansão. O grão de mostarda, tomado como símbolo na parábola, é, de fato, uma semente minúscula; mas, uma vez lançada à terra, passa um dia, passam dois, três dias e parece que nada acontece.
Nesta parábola, o Reino do Céu é comparado aos fenômenos do crescimento e da expansão. O grão de mostarda, tomado como símbolo na parábola, é, de fato, uma semente minúscula; mas, uma vez lançada à terra, passa um dia, passam dois, três dias e parece que nada acontece.
No entanto, se abrirmos a terra iremos encontrar a semente apodrecida, e pensamos “terminou”, mas para que nasça nova vida é preciso que a semente seja enterrada e que apodreça e então, de onde parece que não há mais esperança, rebenta uma nova planta com nova vida, para produzir muitos frutos. Esta nova planta desenvolve-se mais e mais, até que produz a planta de onde proveio, tornando-se a maior de todas as árvores, em cujos ramos se vêm abrigar aves do céu fazendo aí os seus ninhos.
Ou seja, o Reino de Deus é comparado com o que acontece com uma semente plantada. É algo que teve um início tão pequeno, tão humilde, mas será mais tarde glorificado.
Por vezes, a indiferença religiosa ou até mesmo outras razões, fazem com que a implantação do Reino do Céu na alma humana seja demorada, tal como a germinação da semente.
Mas, a constância do aumento dos nossos horizontes do conhecimento, através do estudo e da pesquisa, implicam que adquiramos uma fé viva e inabalável. Assim, tornamo-nos como uma árvore que abriga nos seus ramos as aves do céu que a procuram para repousar, ou seja, tornamo-nos apoio para todos os Homens que procuram refúgio perto de nós.
Por vezes, a indiferença religiosa ou até mesmo outras razões, fazem com que a implantação do Reino do Céu na alma humana seja demorada, tal como a germinação da semente.
Mas, a constância do aumento dos nossos horizontes do conhecimento, através do estudo e da pesquisa, implicam que adquiramos uma fé viva e inabalável. Assim, tornamo-nos como uma árvore que abriga nos seus ramos as aves do céu que a procuram para repousar, ou seja, tornamo-nos apoio para todos os Homens que procuram refúgio perto de nós.
terça-feira, 9 de agosto de 2011
O Joio - Párabolas de Jesus
Mateus 13: 24-30
Crescendo junto com o trigo, a erva prejudicava a colheita e causava prejuízos ao proprietário do campo.
Assim Satanás induzindo com a sua inimizade a Cristo, espalha a má semente no meio do trigo. Induzindo na Igreja aqueles que falam em Deus, conquanto lhe neguem o caráter, faz o Maligno que Deus seja desonrado e a obra da salvação posta em risco.
É muito constrangedor ver misturados na igreja os cristãos falsos e verdadeiros. Os cristãos sinceros estão dispostos a arrancar o joio. Mas Cristo lhe diz: “Não, para que ao colher o joio, não arranqueis também o trigo com ele. Deixai crescer ambos juntos até à ceifa.
Se tentássemos retirar da igreja os que supomos serem falsos cristãos, certamente cometeríamos erro. Muitas vezes consideramos casos perdidos justamente aqueles que Cristo está atraindo a Si. Se devêssemos com essas pessoas segundo o nosso parecer imperfeito, extuinguir-se-ia talvez a sua última esperança.
Muitos que se julgam cristãos serão finalmente achados em falta. Haverá muitos no céu, os quais os seus vizinhos suponham que lá não entrariam. O homem julga segundo a aparência, mas Deus vê o coração. O joio e o trigo devem crescer junto até a ceifa; e a colheita é o fim do tempo da graça.
Como o joio tem a raízes entrelaçadas como a do bom trigo, assim falsos irmãos podem entrar na igreja, intimamente ligados com os discípulos verdadeiros. O verdadeiro caráter desses pretensos “cristãos” não é plenamente manifesto. Casos fossem desligados da igreja, outros poderiam ser induzidos a tropeçar, os quais, se não fosse isto, permaneceriam firmes.
Jesus não veio a este mundo somente para trazer pessoas para uma determinada igreja. Jesus veio a este mundo para transformar o coração do ser humano.
Por isso não tente julgar o outro, por maior mal que tenha feito. Deixe que ele acerte as contas com Deus.
Um dia Jesus vai voltar e lhe perguntar: “Filho porque você fugiu de mim?” Se você disser: “Senhor Jesus na Tua igreja havia muitos hipócritas”. Essa desculpa não será aceita. Ele lhe dirá: “Filho, trigo e joio, tinham crescer juntos! Você nunca lei isso na minha Palavra?”.
terça-feira, 2 de agosto de 2011
O Semeador - Párabolas de Jesus
Mateus 13.3-8
Na ilustração de Jesus:
• O Semeador é uma figura daquele que Anuncia o Evangelho.
• A Semente é a Mensagem do Evangelho
• E os Solos referem-se aos Corações humanos.
• O Semeador é uma figura daquele que Anuncia o Evangelho.
• A Semente é a Mensagem do Evangelho
• E os Solos referem-se aos Corações humanos.
Qual o tipo de terra do seu coração?
Seu coração seria de...
1. Terra dura - onde todos passam, tudo passa e nada permanece? Mateus 13.19
É a terra da beira do caminho. Jesus disse que Satanás rouba esta palavra dos corações duros, não deixando que ela brote e frutifique. Talvez você já tenha ouvido a Mensagem de Jesus muitas vezes, mas tem deixado que o Inimigo roube a Palavra do seu coração.
2.Terra pedregosa - sem profundidade, onde o seu relacionamento com Deus não durará até os primeiros momentos de dificuldade em sua vida?. É o caso das pessoas que ouvem a mensagem de salvação em Jesus, mas não agüentam os problemas que enfrentam e desistem de seguir a Jesus. Jesus disse que no mundo nós teríamos, sim, problemas, mas que deveríamos ter ânimo, pois o Senhor venceu o mundo. Os que possuem um coração com este tipo de “terra” desistem dos caminhos do Senhor muito rápido.
3. Terra cercada de espinhos, abafada e infrutífera. Jesus disse que estes espinhos são as “preocupações da vida”, coisas mundanas que fazem com que a planta esteja viva, sim, mas sem dar fruto. Quantas pessoas estão há muito tempo na igreja e não dão fruto qualquer. São os corações em que a terra é cheia de espinhos.
4. Terra boa, adubada e fértil (Mateus 13.23). São aquelas pessoas em que a Palavra de Deus encontra guarida em seus corações. Elas se tornam frutíferas servindo ao Senhor, servindo ao próximo e proclamando aquilo que o Senhor Jesus fez em suas vidas.
Decida qual será o tipo de terra do seu coração. Jesus quer fazer da sua vida algo útil. Ela quer transformar o seu ser por inteiro. Tire as pedras, os espinhos, afofe a terra do seu coração. Decida hoje que a Palavra de Deus será frutífera em sua vida.
sexta-feira, 29 de julho de 2011
SÉRIE: AS PARÁBOLAS DE JESUS
Parábola é uma figura de linguagem em que uma verdade moral ou espiritual é ilustrada por uma analogia derivada de experiências cotidianas. Considerada também uma narrativa, imaginada ou verdadeira, que se apresenta com o fim de ensinar uma verdade. Difere do provérbio neste ponto: não é a sua apresentação tão concentrada como a daquele, contém mais particularidades, exigindo menor esforço mental para se compreender. A parábola nos faz ver as pessoas na sua maneira de proceder e de viver. E também difere da fábula, que se limita ao que é humano e possível.
O emprego contínuo que Jesus fez das parábolas está em perfeita concordância com o método de ensino ministrado ao povo no templo e na sinagoga. Os escribas e os doutores da Lei faziam grande uso das parábolas e da linguagem figurada, para ilustração das suas reuniões. A parábola tantas vezes aproveitada por Jesus, no Seu ministério (Mc 4.34), servia para esclarecer os Seus ensinamentos, referindo-se á vida comum e aos interesses humanos, para patentear a natureza do Seu reino, e para experimentar a disposição dos Seus ouvintes (Mt 21.45; Lc 20.19). As parábolas do Salvador diferem muito umas das outras. Algumas são breves e mais difíceis de compreender. Algumas ensinam uma simples lição moral, outras uma profunda verdade espiritual.
Estas são as parábolas proferidas por Jesus:
01 - O Semeador
Mateus 13.3-8
Mateus 13.3-8
02 - O Joio
Mateus 13.24-30
03 - O Grão de Mostarda
Mateus 13.31,32
04 - O Fermento
03 - O Grão de Mostarda
Mateus 13.31,32
04 - O Fermento
Mateus 13.33
05 - O Tesouro Escondido
05 - O Tesouro Escondido
Mateus 13.44
06 - A Pérola
06 - A Pérola
Mateus 13.45,46
07 - A Rede
07 - A Rede
Mateus 13.47-50
08 - A Ovelha Perdida
08 - A Ovelha Perdida
Mateus 18.12-14
09 - O Credor Incompassivo
09 - O Credor Incompassivo
Mateus 18.23-35
10 - Os Trabalhadores da Vinha
10 - Os Trabalhadores da Vinha
Mateus 20.1-16
11 - Os Dois Filhos
11 - Os Dois Filhos
Mateus 21.28-32
12 - Os Lavradores Maus
12 - Os Lavradores Maus
Mateus 21.33-46
13 - As Bodas
13 - As Bodas
Mateus 22.1-14
14 - As Dez Virgens
14 - As Dez Virgens
Mateus 25.1-13
15 - Os Talentos
15 - Os Talentos
Mateus 25.14-30
16 - A Semente
16 - A Semente
Marcos 4.26-29
17 - Os Dois Devedores
17 - Os Dois Devedores
Lucas 7.41-43
18 - O Bom Samaritano
18 - O Bom Samaritano
Lucas 10.25-37
19 - O Amigo Importuno
19 - O Amigo Importuno
Lucas 11.5-8
20 - O Rico Louco
20 - O Rico Louco
Lucas 12.16-21
21 - A Figueira Estéril
21 - A Figueira Estéril
Lucas 13.6-9
22 - A Grande Ceia
22 - A Grande Ceia
Lucas 14.16-24
23 - A Drácma Perdida
23 - A Drácma Perdida
Lucas 15.8-10
24 - O Filho Pródigo
24 - O Filho Pródigo
Lucas 15.11-32
25 - O Administrador Infiel
25 - O Administrador Infiel
Lucas 16.1-9
26 - O Rico e Lázaro
26 - O Rico e Lázaro
Lucas 16.19-31
27 - Os Servos Inúteis
27 - Os Servos Inúteis
Lucas 17.7-10
28 - O Juiz Iníquo
28 - O Juiz Iníquo
Lucas 18.1-8
29 - O Fariseu e o Publicano
29 - O Fariseu e o Publicano
Lucas 18.9-14
30 - As Dez Minas
30 - As Dez Minas
Lucas 19. 12-27
terça-feira, 19 de julho de 2011
Mateus 22:1-14 - A parábola das bodas
A parábola das bodas mostrou a atitude dos religiosos da época de Jesus. Foram convidados à festa, mas desprezaram o rei e não foram. Alguns até maltrataram os servos do rei.
O rei mandou convidar pessoas mais humildes, representando os publicanos e pecadores. Estas pessoas aceitaram o convite.
Mesmo assim, o rei encontrou uma pessoa na festa usando trajes inadequadas. Quando o homem não tinha como se defender, o rei mandou que ele fosse castigado.
Esta parábola oferece várias lições importantes. Duas merecem destaque especial:
1) Aos religiosos, Jesus ensinou que aquele que despreza o convite do rei será deixado fora do reino dele
2) Aos mais humildes, Jesus mostrou a importância de entrar e ficar no reino nos termos que agradam ao rei.
domingo, 10 de julho de 2011
segunda-feira, 4 de julho de 2011
FÉ como um grão de mostarda
"Respondeu-lhe o Senhor: Se tiverdes fé como um grão de mostarda, direis a esta amoreira: Arranca-te e transplanta-te no mar; e ela vos obedecerá" (Lc 17.6).
"Pois em verdade vos digo que, se tiverdes fé como um grão de mostarda, direis a este monte: Passa daqui para acolá, e ele passará. Nada vos será impossível" (Mt 17.20).
Que pensamentos e emoções invadem o nosso coração quando lemos essas afirmações do Senhor Jesus? Estamos de fato firmemente convictos de que isso se cumprirá literalmente com uma ordem nossa, fazendo uma amoreira ou um monte se transplantarem de um lugar a outro? Ou reagimos justamente ao contrário, simplesmente rejeitando essas afirmações e dizendo que isso não é possível?
Infelizmente, são justamente essas afirmações de Jesus que criam em muitos crentes uma sensação de fraqueza interior, pois quase automaticamente vem o pensamento: "isso não é possível!" Pelas leis da natureza, infelizmente, é o que acontece com essas passagens das Escrituras; em princípio, sempre despertam dúvida e incredulidade, levando-nos à humilhante constatação de que não entendemos direito o que a Palavra quer nos dizer.
Por isso empenhemo-nos para entender qual é, afinal, o sentido espiritual mais profundo das palavras de Jesus especialmente em Mateus 17.20.
Em primeiro lugar, quero dizer que em nosso texto: "Se tiverdes fé como um grão de mostarda, direis a este monte: Passa daqui para acolá, e ele passará. Nada vos será impossível", não se trata de uma grande fé, mas de uma grande façanha, de um ato grandioso! Essa afirmação é totalmente contrária à interpretação tradicional que sempre fala de uma fé tão grande que muda um monte de lugar. Mas repito: aqui prioritariamente não se trata de uma grande fé, mas de uma grande ação pela fé!
Afinal, que fé é esta, que pode ter um efeito tão impressionante como o deslocamento de um monte? Será que é uma fé imensa, sistemática, objetiva, planejada, convincente, que não vê empecilhos, e que de maneira soberana supera tudo o que atravessa o seu caminho? Uma fé que move montanhas evidentemente poderia ter tais características. Mas o Senhor Jesus não fala de uma fé desse tipo. Então, que fé é esta, que tem – como Jesus expressa figuradamente – a condição de transferir montes? A esta fé capaz de fazer grandes façanhas, o Senhor Jesus chama de:
Fé como um grão de mostarda
terça-feira, 28 de junho de 2011
A Bíblia – atual, autêntica, confiável
Norbert Lieth
Um jovem solicitou ao seu pastor que escrevesse uma dedicatória em sua Bíblia. Um bom versículo já constava na página em branco: "Eu sou o pão da vida." O pastor apenas acrescentou: "Não o deixe mofar". O jovem jamais esqueceu esse conselho. Ele o pôs em prática lendo a Bíblia como sendo o pão da vida, fazendo dela seu alimento espiritual diário. Durante toda a sua vida ele foi grato por isso.
Singular em sua divulgação
A Bíblia é de longe o livro mais traduzido do mundo. Partes da Bíblia podem ser lidas atualmente em mais de 2.212 línguas diferentes e todo ano a lista é acrescida de 40 novas traduções. Nenhum outro livro também se aproxima da sua tiragem: o número de exemplares impressos sobe a cada ano, apesar da Bíblia ter sido o livro mais atacado em todos os tempos. Soberanos de todas as épocas, políticos, reis e ditadores, até líderes religiosos e seus cúmplices tentaram privar o povo de sua leitura. Combateram-na, despojaram-na de seu conteúdo, tentaram destruí-la. Pode-se dizer que jamais outro livro foi tão amado e ao mesmo tempo tão odiado quanto a Bíblia!
segunda-feira, 13 de junho de 2011
“Eis que o obedecer é melhor que sacrificar”
I Samuel 15:22
Samuel pronunciou o verso acima justamente porque Saul havia desobedecido a Deus não destruindo totalmente os amalequitas dando a desculpa de estar oferecendo os despojos como oferta ao Senhor, além de ter colocado a culpa no povo (v.21). Para Deus não importava se o sacrifício era o melhor dos despojos (v.21), ele queria obediência e, se tratando de obediência (ou de qualquer outra coisa), Deus não se contenta com parcialidades.
Deus já anunciara que queria que os amalequitas fossem destruídos em Dt. 25:19! Como aconteceu com Saul, um dos motivos que nos leva a desobediência é a falta de conhecimento da palavra de Deus.
Mas afinal, focando-nos em I Samuel 15:22, porque obedecer é melhor que sacrificar? O conceito dado não é apenas algo que devemos aceitar sem termos o entendimento correto.
O que temos que entender é que a obediência, além de simbolizar respeito, temor e amor pela autoridade de Deus e pelas autoridades delegadas por ele, também já contém em si o princípio de sacrifício. Na verdade, o que Deus estava dizendo é que aquele sacrifício feito por Saul não valia de nada, pois estava em desobediência, portando não era um sacrifício válido. Analise o versículo abaixo para compreender melhor:
“O que desvia os ouvidos de ouvir a lei, até a sua oração será abominável” Pv. 28:9
segunda-feira, 6 de junho de 2011
A Beleza de Jesus Cristo
C.I. Scofield
Em Cantares 5.16 lemos: "...ele é totalmente desejável". Isso não pode ser dito a respeito de nenhum outro a não ser de Jesus Cristo. Qualquer outra grandeza é corrompida por pequenez, qualquer outra sabedoria é arrasada por tolice, qualquer outra bondade vem maculada por imperfeição. Jesus Cristo é o único do qual se pode afirmar que nEle tudo é amável e belo.
Sua beleza reside em Sua perfeita humanidade. Ele se identificou conosco em tudo, exceto com nosso pecado e com nossa natureza má. Ele teve de crescer fisicamente – como nós – mas Ele também cresceu na graça. Ele trabalhou, chorou, orou e amou. Em todas as coisas Ele foi tentado como nós – mas permaneceu sem pecado.
Como Filho de Deus, Ele entra em nossa vida no século XXI de maneira tão simples e natural como se tivesse morado em nossa rua. Ele é um dos nossos em tudo. Ele entra em uma vida cheia de pecado assim como um rio limpo e transparente lança suas águas em um lago parado. O rio não teme a contaminação, é ele que limpa o lago com sua força. Cristo também possui perfeita compaixão. Pensemos apenas no "rebanho sem pastor" ou na viúva enlutada de Naim. Será que alguma vez você viu Jesus procurando pessoas que "mereciam" que Ele se compadecesse delas? Dele está escrito simplesmente que: "... compadeceu-se dela e curou os seus enfermos" (Mt 14.14b). Que glória reside em sua misericórdia! Naquela época significava contaminação a aproximação com os pobres leprosos, mas o contato com a mão de Jesus os curava e purificava.
segunda-feira, 30 de maio de 2011
Caminho da salvação
"Pois todos pecaram e carecem da glória de Deus" (Romanos 3.23)
"Porque pela graça sois salvos, mediante a fé; e isto não vem de vós; é dom de Deus; não de obras, para que ninguém se glorie" (Efésios 2.8-9)
"Há caminho que parece direito ao homem, mas afinal são caminhos de morte" (Provérbios 16.25)
"Arrependei-vos, pois, e convertei-vos para serem cancelados os vossos pecados" (Atos 3.19)
"Respondeu-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai senão por mim" (João 14.6)
"Mas a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus; a saber: aos que crêem no seu nome" (João 1.12)
Neste momento você também pode receber a Jesus Cristo como Salvador, simplesmente conversando com Ele… Em suas próprias palavras, diga de coração para Deus:
Deus, eu reconheço que tenho pecado contra Ti. Por favor, perdoa-me! Eu creio que Jesus Cristo morreu e ressuscitou para pagar o preço pelo meu pecado.
Jesus, entra em meu coração e purifica-me do meu pecado. Neste momento eu confio em Ti como meu único e suficiente Salvador.
Jesus, entra em meu coração e purifica-me do meu pecado. Neste momento eu confio em Ti como meu único e suficiente Salvador.
Se orou assim, e foi sincero, você hoje "nasceu de novo" na família de Deus, de acordo com 2 Coríntios 5.17: "E assim, se alguém está em Cristo, é nova criatura: as coisas antigas já passaram; eis que se fizeram novas."
Assinar:
Postagens (Atom)